top of page
unsplash-eybM9n4yrpE_edited.jpg

BIO

Renan Chaves é doutor e mestre em som para cinema e bacharel em música pela Unicamp. Atualmente trabalha no departamento de som da Lime Pictures, em Liverpool, Inglaterra. Alguns de seus últimos trabalhos inclui "Deus ainda é brasileiro", de Cacá Diegues, e a série Hollyoaks, do Channel 4. É técnico de som direto, editor de som/sound designer, mixador, guitarrista e compositor de tilha musical. Seu trabalho envolve documentários, ficcões, animações experimentais, séries, vídeos institucionais e publicidades. Foi Visiting Scholar na Indiana University (EUA) e na Monash University (Austrália), e membro do Center for Documentary Research and Practice (EUA). É professor da ABC Cursos de Cinema na área de som direto e edição de som. CV completo

Clique aqui para baixar a tese de doutorado

pesquisa.jpg

PESQUISA

Indiana University, IU, USA
2019
Visiting Scholar
Project: In search of a history and theory of documentary film sound
Funding Agency: São Paulo Research Foundation (FAPESP)

Monash University, MU, Australia
2017-2018
Visiting Scholar
Project: The self and the Australian Documentary Film: Sounds and Echoes from Down Under
Funding Agency: São Paulo Research Foundation (FAPESP)

 

Universidade Nacional del Litoral, UNL, Argentina

2010

Research Internship at Higher Institute of Music at National University of the Littoral

Funding Agency: Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

Auxiliary Funding: University of Campinas (UNICAMP) and National University of the Littoral (UNL)

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brazil

2016-2022

Projeto: A formação do som do documentário: do cinema mudo ao afloramento do eu-realizador
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Financiamento: FAPESP e CAPES

2013-2015 

Projeto: O som no documentário: a trilha sonora e suas transformações nos principais movimentos e
momentos da tradição documentária, dos anos 1920 aos 1960

2010-2012

Project: ‘Man with a movie camera’ and ‘Berlin: Symphonie of a great city’: perspectiveson the narrative polyphony and the musical poetics of the city symphonies

Financiamento: São Paulo Research Foundation (FAPESP)

2011-2012

Projeto: Sound in Improvisation Films
Financimento: FAPESP

 

pesquisa_1.jpg

PUBLICAÇÕES EM REVISTAS ACADEMÊMICAS

ALVIM, L.; CHAVES , R. P. Audiovisualidades contemporâneas, intermidialidades e remediações: entrevista com Holly Rogers . Revista Eco-Pós, v. 25, n. 1, p. 320–341, 2022.

 

CHAVES, R. P.; TONELO, G.K.; WILLIAMS, D. M. Essie Coffey’s My Survival as an Aboriginal (1978) and My life as I live it (1993): autobiographical documentary and the socio-political struggle of an Aboriginal, Black Woman. Studies in Documentary Film, v. 14, p. 228-245, 2020.

CHAVES, R. P. Documentário clássico e a voz que não vemos: revisitando as noções de voz de Deus e voz over. Doc On-Line: revista digital de cinema documentário, v. 26, p. 83-105, 2019.

 

CHAVES, R. P. Som direto: quatro aspectos da tomada sonora da voz no cinema documentário. Doc On-Line: revista digital de cinema documentário, v. 22, p. 5-27, 2017.

CHAVES, R. P. Pensamentos e práticas sonoras no documentário: trilha sonora, experimentação e sound design. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, p. 61-95, 2016.

 

CHAVES, R. P.; VISCONTI, E. L. Wilson Simonal em campo: reflexões sobre o álbum México 70. Per Musi (UFMG), v. 28, p. 222-230, 2013.

CHAVES, R. P.; CARRASCO, C. R. O pensamento sonoro-visual de Walter Ruttmann e a música de 'Berlim: sinfonia de uma metrópole' (1927). Doc On-Line: revista digital de cinema
documentário, v. 12, p. 22-58, 2012.

 

CHAVES, R. P. Dziga Vertov: didatismo em cena. Ouvirouver (Online) , v. 8, p. 156-161, 2012.

 

CHAVES, R. P. Imagética Musical: aspectos cognitivos da prática musical. Estudos e Pesquisas em
Psicologia, v. 11, p. 1050-1057, 2011.

 

CHAVES, R. P. País Tropical e seu mimetismo: o discurso ufanista associado a Wilson Simonal e a
desinvenção tropicalista. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 44, p. 293-311, 2010.

publicacoes.jpg

PALESTRAS EM CONFERÊNCIAS, CONGRESSOS E SIMPÓSIOS

CHAVES, R. P. In Search of a History and Theory of Documentary Film Sound. The Media School, Indiana University, USA, Bloomington, 2019.

CHAVES, R. P. Documents and Writings on Sound in Documentary Film: In Search of a History and Theory. In: Visible Evidence XXV, USA, Indiana, 2018.


CHAVES, R. P. New Turn in Documentary Film Soundtracks: The Sounds of the Filmmaker’s Self. In: Visible Evidence XXIV, Argentina, Buenos Aires, 2017.
 

CHAVES, R. P. Música e documentário. Rio de Janeiro. Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual. Rio de Janeiro, 2018.

 

CHAVES, R. P. A tomada sonora da voz e suas dimensões estilísticas e éticas na tradição documentária, dos anos 1930 aos 1960. Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA),  Argentina, Rosário. 2014.

 

CHAVES, R. P.; CARRASCO, C. R. Uma breve incursão na história da música do cinema documentário: nascimento, sinfonias metropolitanas e experimentações (1922-1942). XXIV Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), São Paulo, 2014.


CHAVES, R. P.; CARRASCO, C. R. O som que não se escuta: a representação sonora descritiva no cinema silencioso e o caso de 'O homem com a câmera' de Dziga Vertov. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música (ANPPOM), Natal, 2013.

 

CHAVES, R. P. O som do cinema não ficcional mudo. In: XXII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Goiânia, 2018.

CHAVES, R. P. Truths and Lies about the Presence of Music in the Documentary Film Tradition. In: Sound and Music in Documentary Film International Symposium, 2017, University of Huddersfield, United Kingdom, 2017.

CHAVES, R. P. A voz e a tomada sonora no cinema direto. In: XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Convergências do/ no cinema. Curitiba. 2016.

CHAVES, R. P. Indiscernibilidades entre música, ruído e voz no documentário. In: XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Campinas. 2015.

CHAVES, R. P. A voz invisível e o documentário clássico. In: XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). O novíssimo cinema latinoamericano, Fortaleza, 2014.


CHAVES, R. P. O som nos primeiros anos do cinema documentário sonoro. In: XVII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). A sobrevivência das imagens. Florianópolis. 2013.


CHAVES, R. P.; VISCONTI, E. L. Wilson Simonal em campo: reflexões sobre o álbum 'México 70'. In: X Congreso de la IASPM - AL, 2012, Argentina, Córdoba. 2012.

CHAVES, R. P. Onde foi parar o microfone? Documentário, música e o apagamento do aparato. In: VII Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia, Campinas. 2016.


CHAVES, R. P. O nascimento do documentário sonoro: a dimensão autoral e o suporte uno. In: VI Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia, Campinas. 2015.


CHAVES, R. P. Escritos sobre o som no documentário: uma revisão dos periódicos britânicos Cinema Quarterly, Sight and Sound e World Film News and Television Progress (1932-1938). In: V Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia. Campinas. 2014.


CHAVES, R. P. Do documentário silencioso ao sonoro: considerações sobre a presença do som na tradição documentária (1922-1937). In: IV Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia. Campinas. 2013.

CHAVES, R. P. Poética audiovisual das Sinfonias Metropolitanas: contribuição a uma perspectiva histórico-cultural das cidades modernas europeias do começo do século XX. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp. Memória, Cidade e Educação de Sensibilidades, Campinas, 2012.


CHAVES, R. P. Violencia y dictadura: el cuento 'Casa tomada' de Julio Cortázar en contrapunto a la canción 'Acorda amor' de Chico Buarque. In: XIX Jornadas de Jóvenes Investigadores. AUGM. Paraguai, Ciudad del Este: Universidad Nacional del Este, 2011.


CHAVES, R. P. Imagética Musical enquanto ferramenta de ensino aprendizagem. In: II Encontro de Educação Musical – O diálogo entre ensino, pesquisa e extensão na realidade dos cursos de Licenciatura em Música. Campinas. 2009.

bottom of page